domingo, 4 de julho de 2010

Twitter

Twitter (pronuncia-se "tuíter") é uma rede social e servidor para microblogging [forma de publicação de blog que permite aos usuários que façam atualizações breves de texto (geralmente com menos de 200 caracteres) e publicá-las para que sejam vistas publicamente ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usuário. Estes textos podem ser enviados por uma diversidade de meios tais como SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, mp3 ou pela web] que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.

As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem através por meio de site do Twitter, porRSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora telefônica.

Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o "SMS da Internet".

Assemelhando-se ao chat, o serviço permite que os usuários troquem mensagens rapidamente com vários outros usuários, através da timeline, que é uma espécie de lista mensagens novas que fica a disposição do usuário.

A sua utilização em EAD poderia dar-se normalmente, com troca de mensagens, que poderiam ser sobre determinado tema, por usuários determinados que seguiriam uns aos outros. Como o serviço está sempre on line, os usuários podem acessar todas as suas mensagens, mesmo aquelas enviadas enquanto ele não estava on line.

Por ser muito mais dinâmico que o serviço de e-mails ou mesmo o chat, o Twitter possibilita uma comunicação muito mais rápida entre os usuários alunos,diminuindo o tempo da construção do ensino/aprendizado.


Acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter

Um comentário: